biblioteca.so@aerp.pt

19 Mar 2019

Conferências do “Dia do PI” na EB Santo Onofre

No passado dia 11 de março, pelas 10h, na Escola Básica Santo Onofre, no âmbito das comemorações do “Dia do π” (“Dia do PI” – 14 de março), foram promovidas, pelo Grupo Disciplinar de Matemática, duas conferências dirigidas a todos os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico que frequentam aquele estabelecimento de ensino. As referidas conferências tiveram como oradores os professores Joana Teles e Jaime Carvalho e Silva, docentes do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Na palestra É divertido resolver problemas!”, proferida pela professora Joana Teles junto dos discentes do 7.º ano de escolaridade, a resolução de problemas foi definida como um meio de incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática, podendo até ser usada para a deteção de vocações precoces nesta área do saber. A partir da proposta de resolução de alguns problemas habituais em provas das Olimpíadas da Matemática, foram apresentadas técnicas usuais na resolução de problemas, nomeadamente o princípio do pombal e o princípio da multiplicação.

Por sua vez, a palestra “Medindo distâncias inacessíveis: até ao infinito e mais além!”, proferida pelo professor Jaime Carvalho e Silva junto dos discentes do 8.º e 9.º anos de escolaridade, apresentou a Trigonometria como um tema fascinante, mas que os estudantes tendencialmente menos apreciam, sobretudo pela quantidade de fórmulas algébricas envolvidas. Definiu-o também como um dos temas mais antigos da História da Matemática, com mais aplicações práticas e que envolve histórias pitorescas sem fim. Nesta conferência foram expostos alguns exemplos históricos, desde o chinês “Manual da Ilha do Mar” (século III) até à moderna exploração espacial, passando pelos Descobrimentos Portugueses com Pedro Nunes (séc XVI), pelo observatório astronómico de Samarcanda (Uzbequistão, século XV), pelo observatório astronómico de Jantar Mantar (Índia, século XVIII) e pelos grafómetros e teodolitos, instrumentos que sem trigonometria nunca existiriam.

Clica na foto para ver mais imagens