biblioteca.so@aerp.pt

Blog

23 Dez 2020

Filme de Natal do Agrupamento de Escolas Raul Proença

A Direção do Agrupamento lançou à equipa da Biblioteca Escolar o desafio de criar um filme de Natal. Nele queriam ver traduzida uma mensagem de gratidão e apoio pelo espírito coletivo de superação que todos os elementos da comunidade escolar demonstraram neste primeiro período atípico e certamente memorável, pelas melhores e piores razões. A nossa equipa percorreu todos os estabelecimentos de ensino do agrupamento, onde foi muito bem recebida e procedeu às filmagens de momentos inesquecíveis. Efetuada a difícil seleção entre as muitas imagens recolhidas, procedeu-se à montagem de um curto filme que pensamos honrar todos os alunos, professores, assistentes operacionais e técnicos e demais comunidade educativa.

20 Dez 2020

Festa de Natal do 1.º ciclo na EBI

Ao contrário do que vem sendo habitual nos últimos anos letivos, desta vez não foi possível realizar a tradicional festa de Natal do 1.º ciclo na EB Sto. Onofre. A pandemia não impediu, no entanto, que o espírito de Natal estivesse bem presente na escola, com todas as turmas a participar numa iniciativa de celebração coletiva. Além da presença do Pai Natal, dos presentes, muita animação e cantoria, procedeu-se à gravação de um vídeo de Natal com a colaboração da Biblionofre. Deixamos abaixo esse fantástico testemunho de que a amizade e a partilha ajudam a superar os tempos desafiantes que vivemos.

18 Dez 2020

Exposição de Natal

Já está patente no átrio da EB Sto. Onofre a tradicional exposição de Natal que, além de embelezar este espaço de passagem, encerra igualmente interessantes leituras sobre estes tempos de festa em contexto de pandemia. Esta exposição foi organizada pela Biblionofre em colaboração com o Grupo de Português do 2.º ciclo e com alunos de turmas de Educação Visual/Tecnológica da professora Isabel Henriques. Sabemos que a Covid-19 não permite a visita por parte da comunidade escolar, mas prometemos que em breve colocaremos online os trabalhos para que todos os possam apreciar.

Clica na foto para ver mais imagens

2 Jul 2020

Ensino à distância em Educação Musical

A Biblionofre associou-se ao Grupo de Educação Musical e juntos trabalhámos para dar significado ao imenso empenho e participação dos alunos nas aulas à distância. Numa época em que tudo é novo na forma de ensinar, é gratificante perceber que mesmo as disciplinas mais práticas conseguem criar dinâmicas interessantes e resultados espetaculares. Deixamos os vídeos produzidos e os parabéns a todos os envolvidos!
12 Jun 2019

“I’m a Simpson” – Exposição comemorativa dos 30 anos dos Simpsons

Para comemorar os 30 anos da série The Simpsons, os alunos do 9.° A da EBI foram desafiados a criar um autoretrato como se fossem uma personagem dos Simpsons, tendo os trabalhos sido expostos no átrio da escola. Esta conhecida série norte-americana deu, assim, origem a interessantes trabalhos que celebram o universo da banda desenhada e do cinema de animação, dando aos alunos a oportunidade de terem contacto com obras de arte em diferentes meios de expressão e de entenderem o conceito de arte de uma forma mais abrangente e contemporânea.

9 Mai 2019

Parabéns Rui Correia!

Quem conhece o professor Rui Correia sabe da sua dedicação aos alunos e ao ensino, como profissional competente que pensa e repensa as suas práticas, mas sobretudo como o ser humano que se preocupa com o outro, procurando suscitar nele o que de melhor tem. A Biblionofre orgulha-se de ter na sua escola o galardoado com o prestigiado Global Teacher Prize Portugal 2019 (prémio já conhecido internacionalmente como o “Nobel da educação”), não apenas pelo que nos honra enquanto colega de trabalho, mas, sobretudo, pelos projetos partilhados e pelos desafios que nos propõe regularmente. Parabéns Rui Correia!! E, como sempre, mãos à obra…

Para saberes mais, lê o seguinte artigo noticioso: Rui inventou formas de manter os alunos sempre atentos. É o melhor professor do ano – Diário de Notícias

9 Mai 2019

O Dia Aberto na Biblionofre

No dia 4 de maio de 2019 as portas de EB Santo Onofre abriram-se mais uma vez à comunidade caldense, dando a conhecer o seu projeto educativo e as atividades desenvolvidas pela comunidade escolar. Este momento é sempre preparado com muito afinco por todos os envolvidos, com o objetivo de receber da melhor forma todos os que nos visitam. São dinamizadas exposições, atuações musicais, espaços de projeto, laboratórios de experimentação, entre muitas outras atividades, que mostram uma escola viva e apostada em fornecer aos seus alunos as melhores experiências e cenários de aprendizagem inovadores. A Biblionofre é parceira desta iniciativa e, além de colaborar na organização, planeamento e montagem de várias atividades, acolheu no seu espaço o projeto de leitura da turma do 1.º A, dinamizado em parceria com a professora Filomena Rodrigues. Além da exposição dos trabalhos realizados, os visitantes puderam ouvir dos próprios alunos a explicação para a sua realização e o que aprenderam ao longo deste projeto. Foi um momento de partilha muito interessante, sobretudo por podermos ver o entusiasmo e desenvoltura de alunos que estão ainda na fase inicial de aprendizagem da leitura. Mas, como diz o ditado popular, “é de pequenino que se torce o pepino” e, pela amostra, serão certamente leitores interessados e competentes.

Clica na foto para ver mais imagens

 

9 Mai 2019

Participação no Concurso Nacional de Leitura 2019

No dia 30 de abril, no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço, teve lugar a Fase Intermunicipal da CIMOeste da 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura. Nela participaram oito alunos em representação do concelho das Caldas da Rainha, entre os quais o Rúben Marques e a Victória Mota, da EB Santo Onofre, e a Joana Trindade e o Guilherme Garcia, da ES Raul Proença. Durante a parte da manhã foram realizadas as provas escritas pelos alunos, enquanto os professores acompanhantes puderam visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres e exposições de ilustração de Danuta Wojciechowska e de Sebastião Peixoto. Seguiu-se um almoço em que os participantes puderam confraternizar e reunir forças para a sessão da tarde, com a prova de palco. O espetáculo teve a apresentação do escritor e animador de leitura Paulo Condessa, tendo participado os cinco concorrentes de cada ciclo com as melhores pontuações nas provas escritas. Nesta fase, participou a aluna Victória Mota na categoria de segundo ciclo. Já a tarde ia longa quando foram conhecidos os vencedores. Embora nenhum dos alunos do Agrupamento Raul Proença tenha sido selecionado para a fase final, todos nos deixaram orgulhosos, quer pelas suas prestações, quer pelo comportamento exemplar em qualquer situação!

Clica na foto para ver mais imagens

 

9 Mai 2019

Relembrando o Chá Literário

A Biblionofre recorda a atividade Chá Literário, que decorreu no passado dia 4 de abril, um momento em que a escola convida a comunidade escolar a passar o portão para assistir a um pequeno espetáculo com diversas atuações, acompanhado por algumas atividades paralelas. Este ano, a organização contou com a preciosa colaboração da turma do 6.º C, tendo os seus alunos ficado responsáveis pela comida e bebida servida, sob orientação da Diretora de Turma, a professora Maria Jesus Chora. Realizaram igualmente um leilão solidário, integrado no seu projeto de Educação para a Cidadania “Construa Sorrisos”, com o objetivo de angariar fundos para a Pediatria do IPO de Lisboa. A turma do 2.º A juntou-se à iniciativa, tendo colaborado no fornecimento de bens comestíveis, cujos proveitos da sua venda reverterão para o seu projeto solidário “Dress a girl around the world”. No que diz respeito ao espetáculo, contou com atuações diversas, envolvendo alunos dos três ciclos de escolaridade. Os espetadores foram presenteados com atuações musicais, declamação de poemas e leitura de textos, em que se destaca a qualidade e empenho de todos os participantes. A Biblionofre agradece novamente a todos os alunos e professores envolvidos, sem os quais a atividade não seria possível, bem como a todos os encarregados de educação e amigos que nos vieram visitar em tão festivo dia.

Clica na foto para ver mais imagens

24 Abr 2019

O Cabeça na Lua

«O Cabeça Na Lua» é um filme de animação, desenvolvido nas aulas de Expressão Plástica, pelos meninos do 2.º A, sob a orientação da professora Sandrina Verissimo Cordeiro, com a colaboração da Professora Fernanda Garcia. Os alunos iniciaram,em Dezembro passado, um trabalho individual de ilustração a partir da descrição de uma cena, sem terem conhecimento prévio da história. Depois de um processo de decomposição da imagem, foram captadas várias fotografias em que os alunos recompunham os elementos com total liberdade, solicitando-lhes que fossem mexendo um bocadinho cada um dos elementos à medida que ia registando cada frame para criar o filme em “stop motion“. Na edição e pós-produção, o filme foi editado e gravada a história, a que se acrescentou uma banda sonora original de Fabrício Cordeiro, que se disponibilizou para contribuir para este projeto.

“Mais importante do que ter sido selecionado para o AÇÃO05, em Viana do Castelo, foi muito gratificante ver o brilho nos olhos e o orgulho dos meninos quando assistiram ao filme e as questões que levantaram de seguida. Durante todo o processo de trabalho em que se empenharam desde o primeiro momento, nunca souberam que o resultado seria um filme de animação. Surpresa! Só depois foi explicado  todo o processo para terem conhecimento de uma outra possibilidade criativa e profissional, o cinema de animação, a partir do desenho.” (Sandrina Cordeiro)

1 Abr 2019

A solidariedade ensinada aos alunos do 2.º A

O projeto “Dress a Girl around the World” é uma iniciativa que tem como objetivo fazer vestidos para doar a meninas em países carenciados, levando-lhes assim um pouco mais de dignidade, proteção e esperança. A turma do 2.º A, orientada pela professora Fernanda, está envolvida neste projeto há já algum tempo e, com o apoio de encarregados de educação, seus familiares e outros amigos, contribuíram com airosos vestidos e versáteis calções que já seguiram para quem necessita, embrulhados em sorrisos e corações cheios. Como a professora escreve no seu agradecimento a todos os envolvidos: “(…) por que vale a pena, transformemos um simples tecido, linhas e algum elástico num momento de colaboração e partilha para quem faz, num pequeno/grande momento de felicidade e de dignidade para quem recebe”.
Uma bela lição de solidariedade e um exemplo de como todos temos a capacidade de tornar o mundo melhor.

1 Abr 2019

A biblioteca vai à horta com o 1.º A

O projeto “A biblioteca vai à horta” foi criado com o objetivo de interligar dois espaços únicos na escola, a biblioteca escolar e o parque pedagógico. Partindo do princípio que a leitura pode ser feita em qualquer lugar e que no meio da natureza o prazer é ainda maior, a equipa da biblioteca escolar acompanhou a turma do 1.º A numa experiência diferente. Assim, fomos todos juntos semear e plantar a sua pequena horta, tendo a sessão começado com uma breve história sobre respeito e tolerância. O trabalho de preparação do terreno tinha sido já assegurado com o apoio de alguns encarregados de educação e alunos do clube de ciências. Os mais pequenos terminaram a tarefa, continuando no restante ano letivo a cuidar e estimar as suas “culturas”, tanto a hortícola como a literária.

Refira-se que este é apenas um de vários projetos em curso na escola ligados ao espaço da horta/parque pedagógico, que visam a aproximação dos alunos à natureza e ao conhecimento das plantas e seu método de cultivo. Se estiver interessado em saber mais ou colaborar, fale com o professor Carlos Pessoa (Eco-escolas) ou com a professora Ana Soares (Parque pedagógico).

Clica na foto para ver mais imagens

1 Abr 2019

Final de Escola do 2.º ciclo da Batalha da Leitura | Poesia

No dia 28 de março de 2019 decorreu na biblioteca escolar da EB Santo Onofre a final do 2.º ciclo da Batalha da Leitura | Poesia. Tendo anteriormente sido apurados os finalistas do 3.º ciclo, desta vez foram os alunos do 5.º e 6.º ano a brilhar na declamação de poemas. Frente a frente estavam os alunos selecionados de cada uma das turmas do 2.º ciclo, mas não se tratou de uma competição, antes um momento de partilha em torno da leitura e da poesia. Os alunos participantes foram os seguintes: Constança Nicolau (5.º A); Daniela Cruz (5.º B); Whitney Verveer (5.º C); Maria Pereira (5.º D); João Marques (5.º E); Sofia Tavares (5.º F); Rodrigo Martins (5.º G); Bárbara Oliveira (5.º H); Maria Araújo (5.º I); Margarida Leitão (6.º A); Letícia Pereira (6.º C); Rodrigo Sábio (6.º D); Beatriz Lopes (6.º E); Rodrigo Neto (6.º F). O júri, constituído pelas professoras Ana Norte e Rosa Brochado e pela assistente operacional da biblioteca Paula Baeta, teve a difícil tarefa de apurar a finalista, a aluna Constança Nicolau, tendo como suplentes o Rodrigo Neto e o Rodrigo Martins. Podes ouvir as suas leituras no seguinte vídeo.

Clica na foto para ver mais imagens

31 Mar 2019

Sandro William Junqueira na EBI

A Biblionofre e o Grupo de Português do 2.º ciclo organizaram a vinda do escritor e animador de leitura Sandro William Junqueira, que decorreu na sexta-feira, dia 29 de março de 2019. As duas sessões tiveram como público-alvo os alunos do 5.º ano, num total de 9 turmas, e tiveram como mote o livro “A Vida Mágica de Sementinha”, de Alves Redol. Esta atividade, que devido ao elevado número de espetadores teve de ser organizada no ginásio da escola, assenta na releitura expressiva do livro pelo animador de leitura Sandro Junqueira. Este livro fez parte das leituras obrigatórias em sala de aula no 5.º ano, tendo os alunos já completado a sua exploração. Por esse motivo, e uma vez que a atuação é mais bem sucedida com o desconhecimento da história, na segunda sessão houve uma pequena alteração dos planos, tendo o convidado presenteado os alunos com a apresentação do seu livro “As Palavras que Fugiram do Dicionário”. Ao que se sabe, ninguém ficou com “orelheiras” (ouve este podcast para perceberes).

Clica na foto para ver mais imagens

28 Mar 2019

Atelier do Dia do Pai

O Atelier do Dia do Pai, que integra o plano anual de atividades da biblioteca escolar, pretende ser um momento de abertura à comunidade escolar, neste caso a pais e filhos. Assim, no passado dia 25 de março de 2019 tivemos o grato prazer de receber vários encarregados de educação (e não apenas pais, pois o mais importante é a participação) e alunos para um momento de partilha e união. A sessão começou com uma pequena história, a que se seguiu uma atividade de Expressão Musical, orientada pela professora de Educação Musical (e membro da equipa da biblioteca escolar) Isabel Seno. Pequenos e graúdos mostraram muita atenção e talento na realização dos exercícios musicais, que envolveram a voz e instrumentos musicais criados com objetos do quotidiano. No final, efetuaram-se exercícios de relaxamento. Após uma pausa para chá e bolos, com muita conversa e boa disposição, passámos a uma pequena tarefa de construção de um objeto decorativo. Os alunos pintaram a obra de arte e os pais, com maior ou menor dificuldade, construíram o “cavalete”. O nosso muito obrigado a todos os participantes.

Clica na foto para ver mais imagens


BLOG da Biblionofre | TODAS AS NOTÍCIAS